O futuro das finanças para PMEs: 5 tendências, da evolução do Pix à IA, que vão transformar a gestão do seu negócio
O futuro das finanças para PMEs: 5 tendências, da evolução do Pix à IA, que vão transformar a gestão do seu negócio
O mercado financeiro brasileiro tem passado por uma década de profundas transformações. Essas mudanças abriram portas para mais alternativas em produtos e serviços, impulsionaram a inovação e simplificaram processos antes complexos. Mais importante ainda, essas inovações promoveram inclusão e cidadania financeira.
Para os pequenos negócios, esses avanços se materializaram de forma concreta. O barateamento das maquininhas de cartão, o aumento da competição entre adquirentes e o surgimento das fintechs trouxeram mais acesso a meios de pagamento e soluções ágeis para dores cotidianas, como organização e acesso a crédito.
A implementação do Pix conectou o país com uma infraestrutura de pagamentos interoperável e eficiente, e o Open Finance permitiu a consolidação de dados, abrindo caminho para decisões mais inteligentes. Essas inovações já moldaram o presente, mas o futuro reserva ainda mais mudanças para as micro e pequenas empresas. Conforme informação divulgada pelo canal Bruno Diniz – Inovação no mercado financeiro, cinco grandes temas já estão no horizonte e devem impactar ainda mais os empreendedores nos próximos anos.
Evolução do Pix: Mais que um meio de pagamento
O Pix, já central na vida dos brasileiros, está apenas começando sua jornada de evolução. Novidades como o Pix automático, que permite agendamentos recorrentes, e o Pix por aproximação, integrado ao NFC, já estão no ar, oferecendo mais agilidade. O Pix parcelado, em processo de padronização, se consolidará como alternativa ao cartão de crédito. Além disso, o Pix em garantia permitirá que empresas usem recebíveis futuros como garantia em operações de crédito, solidificando o instrumento e abrindo novas possibilidades para o crescimento dos negócios locais.
ERP Banking e BFM com Open Finance: Gestão integrada
O desenvolvimento de plataformas que unem gestão empresarial e soluções bancárias, conhecido como ERP Banking, e o Business Financial Management (BFM), permitem aos empreendedores gerenciar caixa, crédito e pagamentos em um único ambiente. Isso resulta em maior eficiência, integração e menos burocracia. Bancos e fintechs, como Totvs Tech, AS e OMER, estão liderando essa tendência, oferecendo ferramentas que dinamizam o dia a dia dos negócios.
Beyond Banking e Plataformização: Soluções que vão além
O movimento de plataformização está expandindo os ecossistemas financeiros. Provedores estão oferecendo serviços que vão além das soluções bancárias tradicionais, como marketplaces e suporte ao empreendedor. Exemplos como o projeto Broto do Banco do Brasil para o agro e a Liga PJ mostram que bancos e fintechs estão se tornando plataformas amplas, agregando valor e aproximando a oferta de soluções às necessidades das empresas, especialmente no ambiente PJ.
Câmbio e Operações Transfronteiriças: Acesso facilitado
Após inovações voltadas para pessoas físicas, as pequenas empresas também se beneficiarão de um acesso mais fácil a operações de câmbio. Empresas como Wise, Ripple e Burry já oferecem soluções simplificadas para o mercado PJ, com potencial para reduzir custos e melhorar a experiência em operações internacionais. Novas formas baseadas em criptoeconomia e stable coins também despontam nesse cenário.
IA e Plataformas Conversacionais: O futuro da interação
Estamos entrando na era pós-app, onde assistentes digitais e inteligência artificial (IA) se tornam verdadeiros concierges especializados. Para empresas, soluções como a Ju, focada em microempreendedores via WhatsApp, e a Silvia, para médicos PJ, atuam como funcionários digitais multifuncionais. Essas ferramentas baseadas em IA liberam tempo e energia dos empreendedores, alterando drasticamente a forma como consomem produtos e serviços financeiros e alavancando operações do dia a dia.
Essas tendências representam imensas oportunidades para transformar a relação das empresas com o sistema financeiro, exigindo que os empreendedores estejam atentos para aproveitar ao máximo as mudanças.